“Doentes pouco sensíveis à prevenção das doenças oculares”

Imagem da notícia: “Doentes pouco sensíveis à prevenção das doenças oculares”

OftalPro: Porquê a sua “entrega” à oftalmologia?
António Roque Loureiro: Eu tenho um princípio na vida: a capacidade de adaptação das pessoas determina o seu futuro. É evidente que nem todos escolhemos aquilo que queríamos ou aquilo que pensávamos que seria o melhor para nós, mas é dessa capacidade de adaptação que nasce, de facto, um percurso de vida. As escolhas são sempre difíceis e eu fui influenciado por um colega de faculdade, o doutor António Travassos, porque ele começou como monitor de oftalmologia e fez comigo o serviço médico à periferia. Sempre fomos muito próximos, ainda hoje somos muito amigos, e ele teve alguma influência, de facto, na minha ida para oftalmologia.

OF: A que subespecialidade se dedica de modo mais activo?
ARL: Dentro da oftalmologia, a área que sempre me interessou e aquela à qual me dediquei foi a área da patologia vítreo-retiniana. Sempre foi a minha área de preferência, até porque comecei por ser responsável, ainda nos Hospitais da Universidade de Coimbra, pela área da angiografia, nessa altura o elemento de diagnóstico essencial da patologia retiniana, e isso condicionou todo o meu interesse e toda a minha apetência futura para esse tipo de patologia.

OF: O que falta fazer nessa área em termos de investigação?
ARL: Felizmente, nos últimos 10 anos tem-se dado passos importantes ao nível dos grandes centros de investigação e de ensaios para a melhoria da qualidade do resultado final, tanto da cirurgia como das doenças não cirúrgicas. Há grandes grupos de investigação, em todo o Mundo, que estão a fazer o futuro da oftalmologia ao nível da patologia retiniana. Ao nível cirúrgico, os avanços também têm sido enormes. Quando entrei para a especialidade estavam a ser dados os primeiros passos da área da vitrectomia; até aí a intervenção limitava-se aos descolamentos da retina e o advento da vitrectomia permitiu a resolução de uma série de problemas. O desenvolvimento da segurança e da qualidade dos procedimentos foi extraordinária: permitiu alargar o tratamento a inúmeras patologias que até então não tinham solução e vamos continuar num caminho seguramente de progresso e melhoria e a introdução de terapêuticas farmacológicas ao nível da patologia vítreo-retiniana está em desenvolvimento constante; portanto vamos ter cada vez mais possibilidades terapêuticas para oferecer aos nossos doentes.

Veja a entrevista na íntegra na OftalPro 15

 

19 Dezembro 2011
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Jorge Alió preside ao Congresso KOLOR 2026

Em Nice, o médico oftalmologista apresentou os mais recentes desenvolvimentos em queratopigmentação terapêutica e cosmética a especialistas internacionais em cirurgia ocular avançada.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade

ULSAC assinala Dia Mundial da Ortóptica

No âmbito do Dia Mundial da Ortóptica, assinalado a 1 de junho, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) destacou o trabalho desenvolvido pela sua Equipa de Ortóptica, composta por 10 profissionais que asseguram cuidados especializados tanto nos Cuidados de Saúde Primários como nos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Ler mais 15 Junho 2026
Atualidade