Nova lente intraocular autofocus

Imagem da notícia: Nova lente intraocular autofocus

A mais recente inovação no campo da oftalmologia tornou possível melhorar a visão de pacientes submetidos a cirurgia de catarata e presbiopia. Graças à nova lente intraocular acomodatícia (AIOL) “Lumina“, estes pacientes “poderão recuperar toda a sua gama de visão e acomodação sem ter de usar óculos, permitindo-lhes também ver imagens nítidas a todas as distâncias, incluindo close-up”, refere nota de Dr. Jorge Alió.

Desde 2024, a lente “Lumina” é comercializada na Europa com a marca CE. O Professor de Oftalmologia e Investigador Honorário da Universidade Miguel Hernández (UMH) de Elche já implantou mais de 250 lentes nos sucessivos estudos clínicos realizados.

“É um avanço científico para a recuperação total ou parcial da acomodação fisiológica, sendo o passo final na reabilitação da cirurgia de catarata tal como é realizada atualmente”, explica Jorge Alió. A novidade reside na sua “implantação no sulco ciliar, ao contrário de outras lentes intraoculares acomodativas (AIOLs) que são implantadas na bolsa capsular. Desta forma, progrediu-se na recuperação da acomodação real na pseudofáquia que, até agora, era o principal objetivo que a moderna cirurgia de catarata com implante de lente intraocular (LIO) não tinha alcançado”.

A lente “Lumina”, com ótica variável de alta qualidade, é baseada no princípio ótico de Alvarez, que ganhou o Prémio Nobel de Física em 1953. Ensaios clínicos “confirmaram a sua segurança e eficácia ótica, tornando-a a alternativa às lentes multifocais (MIOLs) e lentes intraoculares de profundidade de foco estendida (EDOF) na correção da afaquia”.

“O Lumina é o primeiro AIOL que demonstrou consistentemente um aumento na resposta acomodativa durante pelo menos 48 meses do estudo, com acomodação preservada após capsulotomia a laser YAG”, diz Jorge Alió.

Outra das suas vantagens “é o design de lentes que são precisamente adaptadas ao paciente graças ao seu próprio software de cálculo de potência ótica”. O diâmetro da lente é “personalizado para cada olho usando o dispositivo especializado AkkoScope®, um método que já provou a sua eficácia.”

1 Abril 2025
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Retina pode revelar sinais precoces de Alzheimer na Síndrome de Down

Investigadores da Queen’s University Belfast demonstraram, pela primeira vez, que anomalias nos vasos sanguíneos da retina podem ser observadas em adultos com Síndrome de Down antes do aparecimento clínico da doença de Alzheimer, apontando a retina como um biomarcador promissor para diagnóstico precoce. 

Ler mais 24 Setembro 2025
Estudos e Investigação