Transmissão de doenças genéticas poderá ser evitada

Imagem da notícia: Transmissão de doenças genéticas poderá ser evitada

Uma nova técnica que poderá evitar o aparecimento de doenças genéticas de herança materna foi descoberta por um grupo de cientistas internacional.

Os investigadores conseguiram substituir o material genético deformado por outro livre de mutações defeituosas proveniente de uma dadora, obtendo um óvulo capaz de produzir blastócitos (embriões com cinco ou seis dias de vida) com normalidade e células estaminais, as células que dão origem a outras.

Assim, o bebé que vier a nascer deste óvulo vai ter os traços genéticos da sua mãe biológica, mas não receberá as doenças que possam ter sido transmitidas pela progenitora, uma vez que terá o ADN mitocondrial (material genético localizado fora do núcleo das células) da dadora.

Antes da experiência com óvulos humanos, a equipa tinha já conseguido aplicar a sua técnica em óvulos de fêmeas de macacos que fertilizaram posteriormente, levando ao nascimento de quatro crias perfeitamente saudáveis.

 

7 Novembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

ULSAC assinala Dia Mundial da Ortóptica

No âmbito do Dia Mundial da Ortóptica, assinalado a 1 de junho, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) destacou o trabalho desenvolvido pela sua Equipa de Ortóptica, composta por 10 profissionais que asseguram cuidados especializados tanto nos Cuidados de Saúde Primários como nos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Ler mais 15 Junho 2026
Atualidade