AIBILI lidera ensaio clínico a nível europeu

Imagem da notícia: AIBILI lidera ensaio clínico a nível europeu

A Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), de Coimbra, vai coordenar um ensaio clínico, a nível europeu, para procurar um meio de “prevenir a perda de visão na diabetes”.

O ensaio, financiado pela União Europeia, visa encontrar um tratamento não invasivo para prevenir “a neurodegeneração retiniana e atrasar o seu desenvolvimento”, disse à agência Lusa José Cunha Vaz, presidente da AIBILI e coordenador da pesquisa.

“Estamos ainda em fase de estudo e num processo de procura”, sublinhou o especialista, acreditando, no entanto, no sucesso da investigação, pois “há dados científicos” que podem considerar-se “animadores”.

A investigação, que se prolongará durante dois anos e envolverá 11 centros europeus, avaliará a “segurança e eficácia do colírio (tendo por base dois medicamentos neuroprotetores) para tratar a retinopatia na sua fase inicial”.

Esta doença ocular atinge perto de 30 por cento dos diabéticos e a longo prazo conduz a uma perda severa da visão ou mesmo à cegueira.

O ensaio clínico integra-se num projeto desenvolvido pelo Consórcio Europeu para o Tratamento Precoce da Retinopatia Diabética (Eurocondor), em que participam 17 hospitais, universidades e centros de investigação de oito países europeus, dirigido pelo Instituto de Investigação do Hospital del Vall Hebrón, de Barcelona.

A seleção do AIBILI para coordenar o ensaio clínico não surpreendeu José Cunha Vaz, pois, sublinha, a instituição a que preside “é mais reconhecida a nível internacional do que no plano nacional, como, aliás, sucede com alguns outros centros de investigação portugueses”.

A AIBILI coordena uma “rede europeia que integra 80 centros de estudos, de 16 países, relacionados com a oftalmologia e a visão”, que atualmente está a desenvolver seis investigações a nível internacional, acrescenta José Cunha Vaz.

 

6 Fevereiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Jorge Alió preside ao Congresso KOLOR 2026

Em Nice, o médico oftalmologista apresentou os mais recentes desenvolvimentos em queratopigmentação terapêutica e cosmética a especialistas internacionais em cirurgia ocular avançada.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade

ULSAC assinala Dia Mundial da Ortóptica

No âmbito do Dia Mundial da Ortóptica, assinalado a 1 de junho, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) destacou o trabalho desenvolvido pela sua Equipa de Ortóptica, composta por 10 profissionais que asseguram cuidados especializados tanto nos Cuidados de Saúde Primários como nos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Ler mais 15 Junho 2026
Atualidade