OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

Imagem da notícia: OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies, empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas que são cegas, disponibilizou à Biblioteca Nacional de Portugal o dispositivo OrCam Read, um novo produto que pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou de leitura a ler. Este, traz uma nova abordagem aos assistentes de leitura, já que é o primeiro dispositivo feito para ser segurado, que captura páginas de texto e as lê em voz alta ao utilizador. 

O aparelho está desenhado para pessoas com dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que leem grandes quantidades de texto. “Ficamos extremamente satisfeitos por podermos auxiliar pessoas com algum tipo de dificuldade, no seu trabalho ou nos estudos, disponibilizando o nosso aparelho num local onde podemos criar uma experiência de leitura perfeita para todos,” diz Fabio Rodriguez, Country Manager de Portugal e Espanha. “Em Portugal, estima-se que aproximadamente 6% da população seja disléxica e o OrCam Read, pretende ajudar a colmatar este desafio, podendo mesmo ser utilizado como uma ferramenta de uso escolar ou, neste caso, institucional”.

Nesta primeira fase de lançamento, o aparelho estará disponível na Biblioteca Nacional de Portugal para utilização exclusiva na Sala de Leitura da Área de Leitura para Deficientes Visuais (ALDV) por utilizadores registados e com o apoio dos técnicos da ALDV. 

12 Outubro 2020
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade