Michael J. Fox apoia investigação em Portugal

Imagem da notícia: Michael J. Fox apoia investigação em Portugal

A Fundação Michael J. Fox doou 110 mil dólares à Universidade de Coimbra, para desenvolverem um estudo sobre a ação do Parkinson no sistema imunitário humano.

A Universidade de Coimbra explicou em comunicado, no dia 15 de julho, que “está a ser estudada pela primeira vez” as “implicações de mutações genéticas nos linfócitos B na doença de Parkinson”, células estas responsáveis pela regulação do sistema imunitário e produção de anticorpos.

Segundo o jornal Público, quando afetadas por mutações a nível genético, estas células passam a agravar doenças, como é o caso da de Parkinson.

A fundação criada pelo ex-ator homónimo, que sofre de Parkinson há vários anos, havia financiado uma primeira vez 140 mil dólares (107 mil euros) à Universidade de Coimbra.

Estes novos 110 mil dólares (84 mil euros) servirão para envolver mais investigadores e pessoas a estudar, investimento que representa nove meses de investigação que objetivam encontrar soluções para o avanço desta doença, que afeta milhares de pessoas no mundo.

 

16 Julho 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade

Prémio Bial de Medicina Clínica 2026

O regulamento já foi disponibilizado, permitindo que os candidatos possam começar a preparar a sua obra, com as candidaturas à 22.ª edição a abrirem a 1 de janeiro de 2026.

Ler mais 12 Setembro 2025
Atualidade