Pouco mais de um milhão de portugueses sofrem de secura ocular

Imagem da notícia: Pouco mais de um milhão de portugueses sofrem de secura ocular

Como sintomas desta doença destacam-se o desconforto visual, como o ardor e dores, baixa visão, secura, desregulação do processo lacrimal entre outros problemas.

Muitas vezes este problema é mais frequente a quem está muito tempo à frente do ecrã do computador, mas também surge com oscilações ambientais, medicação e uso de lentes de contacto.

Segundo o Diário Digital, o problema agrava-se com o avanço da idade, particularmente nas mulheres com a menopausa, e com o desgaste causado por hábitos tabagísticos e alcoólicos.

A doença do olho seco não tem cura, mas pode ser tratada com a administração de lágrimas artificiais.

Em casos mais graves, pode levar a infeções.

 

9 Outubro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Jorge Alió preside ao Congresso KOLOR 2026

Em Nice, o médico oftalmologista apresentou os mais recentes desenvolvimentos em queratopigmentação terapêutica e cosmética a especialistas internacionais em cirurgia ocular avançada.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade

ULSAC assinala Dia Mundial da Ortóptica

No âmbito do Dia Mundial da Ortóptica, assinalado a 1 de junho, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) destacou o trabalho desenvolvido pela sua Equipa de Ortóptica, composta por 10 profissionais que asseguram cuidados especializados tanto nos Cuidados de Saúde Primários como nos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Ler mais 15 Junho 2026
Atualidade