Portugal na linha da frente para a prevenção da diabetes

Imagem da notícia: Portugal na linha da frente para a prevenção da diabetes

A Universidade de Coimbra está a conceber uma nova forma de detetar lesões na retina em diabéticos.

Em parceria com a Critical Health, empresa portuguesa que desenvolve ‘software’ médico, a equipa de Isabel Figueiredo do departamento de matemática daquela universidade está a desenvolver um algoritmo que, através de técnicas de processamento de imagens oftalmológicas, deteta automaticamente as lesões na retina.

Trata-se assim de desenvolver o sistema Retmarker da Critial Health, programa que é usado no rastreio da retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira em diabéticos. Se o algoritmo aumentar a eficiência do ‘software’, o “novo” produto será comercializado já em 2014.

13 Dezembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade