Classe médica em idade avançada

Imagem da notícia: Classe médica em idade avançada

O inventário do pessoal da saúde divulgado pela Administração Central do Sistema de Saúde revela que o Alentejo e o Algarve são as regiões mais deficitárias em várias especialidades médicas.

O Alentejo tem um neurocirugião, dois dermatologistas, 12 cardiologistas e 14 oftalmologistas. No futuro a realidade pode piorar, uma vez que nesta região o envelhecimento da classe médica é dos mais acentuados. Mais de uma centena dos 721 clínicos tem idade superior a 60 anos.

Em termos nacionais, mais de metade dos médicos a trabalhar no SNS tem 50 ou mais anos.

25 Junho 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade

Prémio Bial de Medicina Clínica 2026

O regulamento já foi disponibilizado, permitindo que os candidatos possam começar a preparar a sua obra, com as candidaturas à 22.ª edição a abrirem a 1 de janeiro de 2026.

Ler mais 12 Setembro 2025
Atualidade