O colesterol remanescente é o mais perigoso

Imagem da notícia: O colesterol remanescente é o mais perigoso

Uma equipa de cientistas dinamarqueses mostrou que um terceiro tipo de colesterol, que não é nem o HDL nem o LDL, é o mais perigoso no desenvolvimento das doenças coronárias.

Já era conhecido que, para além dos chamados “bom” (HDL) e “mau” (LDL) colesteróis, existe um terceiro tipo, designado colesterol “feio”. Este terceiro tipo, que quase ninguém conhece, é o “vilão” que mais faz aumentar o risco de bloqueio das artérias – a aterosclerose, principal causa de enfarte cardíaco.

Fazemos periodicamente uma análise de sangue para conhecer o nosso colesterol total, bem como o “bom” e o “mau” colesterol. Mas a soma destes dois tipos de colesterol não é igual ao colesterol total. É nessa discrepância que se esconde o colesterol “feio”, ou “remanescente”.

Os cientistas realizaram um estudo junto de 73 mil participantes dinamarqueses. E os resultados mostram que existe uma relação causal entre os altos níveis de colesterol feio e a aterosclerose – com as pessoas com altos níveis deste tipo de colesterol a correrem um risco quase três vezes maior do que as outras de desenvolver uma cardiopatia isquémica.

4 Fevereiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade

Prémio Bial de Medicina Clínica 2026

O regulamento já foi disponibilizado, permitindo que os candidatos possam começar a preparar a sua obra, com as candidaturas à 22.ª edição a abrirem a 1 de janeiro de 2026.

Ler mais 12 Setembro 2025
Atualidade