Especialidades médicas concentradas em hospitais de Lisboa

Imagem da notícia: Especialidades médicas concentradas em hospitais de Lisboa

Segundo o Público, trata-se de uma “racionalização de especialidades deficitárias em recursos humanos médicos com idade inferior a 50 anos, bem como a duplicação de recursos em especialidades com baixo número de atendimentos” no período noturno, que compreende as 20h e as 8h.

Dependendo dos resultados desta primeira fase, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo analisará os prazos das próximas concentrações de especialidades, mas para já sabe-se que entre outubro e novembro será a vez de urologia e cirurgia vascular.

Até ao fim do ano serão concentradas cirurgia plástica e a maxilo-facial, neurologia, gastrenterologia, cardiologia de intervenção e cirurgia cardíaca.

No entanto, o Público revela que tem havido críticas a estas alterações por parte de utentes e médicos, que consideram que não há dados que comprovem a falta de profissionais e a vantagem de concentrar especialidades.

19 Setembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade