Longas listas de espera obrigam hospitais de Coimbra a cirurgias ao sábado

Imagem da notícia: Longas listas de espera obrigam hospitais de Coimbra a cirurgias ao sábado

Como serviços destacam-se os transplantes de córnea, cirurgia vítreo-retiniana, oncologia ocular, tratamento retinopatia diabética, cirurgia implanto-refrativa e oftalmologia pediátrica.

Segundo a TVI24, a cirurgia às cataratas ocupa o maior número deste tipo de serviços, cerca de 3 mil e 400 intervenções anuais de um total de 13 mil.

O objetivo deste projeto é corresponder à elevada procura, já que abriu também aos sábados a Unidade de Cirurgia de Ambulatório dos Covões.

O programa está em funcionamento desde 1 de julho e já realizou 228 cirurgias.

O Concelho de Administração do Centro Hospitalar pretende que a cirurgia à catarata se realize em exclusivo nesta unidade e a cirurgia à retina realizar-se-á no Hospital Universitário de Coimbra.

20 Setembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade