“Tenho uma equipa fantástica”

Imagem da notícia: “Tenho uma equipa fantástica”

Para ficarmos a conhecer melhor Miguel Amaro, dirigimo-nos ao Serviço de Oftalmologia do Hospital Vila Franca de Xira.

Ao longo de toda a conversa, o jovem coordenador desta unidade enalteceu sobretudo a equipa que o acompanha no seu dia a dia e que o ajuda a superar cada desafio.

OftalPro: Ainda é bastante jovem e já está à frente dos destinos do Serviço de Oftalmologia do Hospital Vila Franca de Xira. Como chegou até aqui?

Miguel Amaro: Depois de terminar a faculdade de Medicina e o internato geral, que fiz no Hospital de Santa Cruz, decidi fazer um internato complementar no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto.

Fiquei por lá mais dois anos, ligado ao departamento de Retina, até que fui convidado para integrar o Serviço de Oftalmologia do novo Hospital de Cascais.

Embora já existisse uma equipa ligada a esta unidade (que veio do “velho” hospital), tive que desenvolver – juntamente com um grande amigo e colega de internato – o novo Serviço.

Foi um desafio único. Porém, um ano e meio depois, surgiu o convite para construir, de raiz, o Serviço de Oftalmologia do Hospital Vila Franca de Xira.

Precisavam de alguém com alguma experiência para coordenar a Oftalmologia, pois nunca tinha existido esta especialidade neste hospital.

Não pensei duas vezes, pois oportunidades destas não estão sempre a aparecer.

OF: Assumiu, então, este cargo há cerca de dois anos e meio. Como está a correr?

MA: Muito bem!

Consegui recrutar uma equipa fantástica, que me tem ajudado imenso a superar todos os desafios.

Para terem uma ideia, chegamos a ter cerca de 1200 pedidos de consulta por mês, aqui no hospital. No fim de 2013 atingimos um total de 28000 consultas e 4000 cirurgias realizadas nos primeiros dois anos.

As pessoas procuram aquilo que tem qualidade, mas existem também muitas solicitações que surgem por carência económica e pela impossibilidade em acederem aos privados.

Felizmente, temos podido corresponder às necessidades dos utentes, se bem que, com tantos pedidos, por vezes torna-se complicado responder de forma célere a todos os desejos.

Temos que triar o que é urgente e o que não é assim tanto.

Leia toda a entrevista na OftalPro 24.

28 Fevereiro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade

Prémio Bial de Medicina Clínica 2026

O regulamento já foi disponibilizado, permitindo que os candidatos possam começar a preparar a sua obra, com as candidaturas à 22.ª edição a abrirem a 1 de janeiro de 2026.

Ler mais 12 Setembro 2025
Atualidade