Novo alerta para a perda de visão

Imagem da notícia: Novo alerta para a perda de visão

Médicos oftalmologistas brasileiros alertam todos os pacientes com perda de visão progressiva, sem diagnóstico oftalmológico, a visitar um profissional da visão, devido ao risco de ser na verdade um tumor na glândula hipófise.

O alerta é feito pelo Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, em conjunto com a unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Entre 2009 e 2014, 322 pacientes com tumores na hipófise foram tratados naquele centro hospitalar, entre os quais 70 por cento apresentava risco de comprometimento da visão. Destes, 76 por cento chegaram com uma alteração da visão estabelecida. A perda irreversível da visão, pelo menos num olho, foi confirmada a 17 por cento destes pacientes.

O alerta engloba o risco de diagnósticos errados, tendo em conta que uma grande parte destes doentes passa por vários exames, sem revelarem a causa da perda de visão progressiva, ou então alguns iniciam tratamentos para a catarata ou glaucoma, sem melhoria clínica.

A chave está em reencaminhar o mais cedo possível para os centros de especialização. Para detetar o tumor, benigno mas imprevisível, realiza-se uma ressonância magnética. Depois, com uma microcirurgia minimamente invasiva pelo nariz, usando uma microcâmara que vai até à região da hipófise, extrai-se o tumor.

30 Abril 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade