“Tudo o que possa melhorar os tratamentos é bom”

Imagem da notícia: “Tudo o que possa melhorar os tratamentos é bom”

Em Granada, implantou-se pela primeira vez uma córnea artificial, que continha dois tipos de células humanas e um biomaterial obtido por nanotecnologia. Falámos com alguns especialistas sobre o tema. Hoje, destacamos a opinião de José Salgado Borges.

O diretor do Serviço de Oftalmologia no Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa considerou que “tudo o que possa melhorar e inovar nos tratamentos agora disponíveis é bom”.

Explicou-nos que esta investigação sofre de duas limitações: “utiliza como dador o olho de um cadáver e não do próprio doente, o que permite que possa haver rejeição muito mais facilmente; não substitui o endotélio, a camada profunda, que é a mais importante para a fisiologia da córnea. Há mais de 40 anos, já David Maurice dizia que a substituição da parte anterior da córnea era fundamentalmente um problema mecânico. A dificuldade era conseguir não só a multiplicação das células endoteliais, que era possível ‘in vitro’, mas uma multiplicação que mantivesse as características e atividade fisiológicas”, completou.

“Felizmente, a maioria da população não tem estes problemas”.

Leia toda a reportagem na OftalPro 26.

16 Julho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade

Prémio Bial de Medicina Clínica 2026

O regulamento já foi disponibilizado, permitindo que os candidatos possam começar a preparar a sua obra, com as candidaturas à 22.ª edição a abrirem a 1 de janeiro de 2026.

Ler mais 12 Setembro 2025
Atualidade