Investigadores desenvolvem um novo implante para tratar glaucoma

Imagem da notícia: Investigadores desenvolvem um novo implante para tratar glaucoma

Em Stanford, Estados Unidos da América, está a ser desenvolvido um implante que possibilita medir com mais certeza a pressão ocular.

Desta forma, os investigadores acreditam que é possível conceber diagnósticos mais certos para os vários problemas visuais, como a glaucoma. Para os pacientes que sofrem com esta doença, é necessário dirigirem-se com frequência a um oftalmologista para o profissional fazer as respetivas medições da pressão ocular interna, de forma a reduzir estes valores para o patamar dito norma ou abaixo do normal, sendo este o único tratamento para a glaucoma.

O que a equipa de investigadores do laboratório de Stephen Quake, professor de bioengenharia e física aplicada na Universidade de Stanford, e do oftalmologista Yossi Mandel, da universidade israelita de Bar-Ilan, foi projetar um método de medição certo e constante, tendo em conta que nem sempre os valores obtidos da pressão ocular interna são verdadeiros, o que afeta posterior a aplicação dos melhores tratamentos.

Foi desta forma que chegaram à conceção de um pequeno tubo, inserido como um implante intraocular, com uma extremidade aberta para conter os fluídos que enchem o olho e a outra com uma pequena lâmpada que contem gás. Assim que a pressão ocular interna aumenta, os fluídos são “arrastados” para dentro do tubo. A função do gás é reencaminhá-los de volta para o seu fluxo, num movimento constante.

Os pacientes podem tirar uma foto ao aparelho e reencaminhá-la para os profissionais que acompanham o caso, promovendo desta forma um acompanhamento clínico a 24 horas. Os investigadores confirmaram que este implante quase não causa distorção visual.

o entanto, o projeto ainda necessita de testes em humanos, algo que só avançará quando a equipa encontrar os materiais necessários para incrementar o tempo de via útil do tubo dentro do olho. Tendo em conta o ‘design’ simples do aparelho, os profissionais estão confiantes que em poucos anos o tubo estará funcional.

19 Setembro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade

Prémio Bial de Medicina Clínica 2026

O regulamento já foi disponibilizado, permitindo que os candidatos possam começar a preparar a sua obra, com as candidaturas à 22.ª edição a abrirem a 1 de janeiro de 2026.

Ler mais 12 Setembro 2025
Atualidade