Paramiloidose Ocular: Um caso clínico

Imagem da notícia: Paramiloidose Ocular: Um caso clínico

Artigo científico de Cristina Vaz Pereira, Sofia Rodrigues, Diana Cristovão, Mónica Franco, Jorge Godinho, José Fernandes, João Segurado e Helena Prior Filipe.

A Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) é uma patologia hereditária multi-sistémica, caracterizada por deposição extracelular de material amilóide.

A proteína anómala é produzida predominantemente no fígado, pelo que o transplante hepático é considerado como terapêutica eficaz.

É apresentado um caso clínico de PAF, em que a primeira manifestação de PAF foi oftalmológica. Material e Métodos: Mulher de 48 anos com diagnóstico de glaucoma primário de ângulo aberto há vários anos.

Por franca alteração do estado geral, com neuropatia periférica, disautonomia do aparelho digestivo, insuficiência cardíaca e renal, a doente recorreu a outra instituição onde diagnosticaram PAF.

Resultados: Após o diagnóstico de PAF a pressão intra-ocular do olho direito (OD) não estava controlada. Identificou-se a presença de material anómalo no bordo pupilar e face anterior do cristalino, irregularidade pupilar, anisocoria e opacidades vítreas de forma assimétrica. Conclusão: Este caso clínico alerta para causas de glaucoma secundário, a importância da exploração da história familiar e a assimetria do atingimento ocular da PAF.

Leia o artigo na íntegra na OftalPro 25, aqui.

4 Dezembro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade

OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies juntou-se à Biblioteca Nacional de Portugal para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura. A parceria, que surgiu a propósito do Dia Mundial da Visão, pretende capacitar todos os leitores que frequentam a biblioteca com a disponibilização de um OrCam Read.

Ler mais 12 Outubro 2020
Atualidade