Oftalmologista nepalês já tratou mais de 100 mil pacientes

Imagem da notícia: Oftalmologista nepalês já tratou mais de 100 mil pacientes

Conheça a história de Sanduk Ruit, médico oftalmologista nepalês que já tratou mais de 100 mil pacientes.

Segundo a CNN, não são precisos mais de cinco minutos para que Ruit mude a vida de uma pessoa. Uma pequena incisão no olho do paciente é suficiente para remover a catarata e, depois, substituir com uma lente artificial de baixo custo.

Há pacientes que veem pela primeira vez na vida pelas “mãos” de Ruit. “Alguns cirurgiões mais novos até o fazem mais rápido”, disse o médico oftalmologista àquele ‘site’ noticioso.

Em 30 anos de carreira, tratou mais de 100 mil doentes entre o continente asiático e africano, como também ensinou a sua técnica a outros profissionais da visão, oriundos de áreas tão isoladas como a Coreia do Norte.

A maior parte dos pacientes sofre de doenças facilmente evitáveis, porém a falta de acesso a cuidados de saúde primários e a pobreza condenam estas pessoas a não procurar tratamento.

Este homem de 59 anos move-se pela crença de que todos merecem os melhores serviços oculares, independentemente da condição social, fazendo da erradicação da cegueira o seu mote de vida.

Através da amizade com o filantropo australiano Fred Hollows, estabeleceu o centro de produção de lentes de alta qualidade – para o tratamento das cataratas e miopia – no hospital de Tilganga, na cidade nepalesa de Catmandu. Desta forma, serve as regiões envolventes e outros países próximos, como a China, Butão, Mianmar, Indonésia e Coreia do Norte.

“Fico mesmo grato por fazer a diferença na vida das pessoas”, disse Ruit.

16 Dezembro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia