Dispositivos médicos passam a estar sujeitos a avaliação prévia

Imagem da notícia: Dispositivos médicos passam a estar sujeitos a avaliação prévia

Os dispositivos médicos utilizados pelos hospitais e outras entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passam a estar sujeitos, desde o início de julho, a uma avaliação prévia à utilização, a qual prevê o estabelecimento de preços máximos para a sua aquisição.

O alerta é do Infarmed, que esclarece que “estas normas constam do Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde (SiNATS), que entrou no dia 1 de julho em vigor e que, pela primeira vez, equipara os dispositivos médicos aos medicamentos, quer na avaliação prévia à entrada no mercado quer em avaliações posteriores”.

Além disso, “a monitorização da utilização e efetividade destes produtos permite reduzir o desperdício e a ineficiência, contribuindo para uma gestão mais eficiente do SNS”.

16 Julho 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Novartis Portugal tem novo country president

Mourad Aboubakr é o novo presidente da Novartis Portugal. Há 15 anos na Novartis, Mourad tem uma vasta experiência no mercado farmacêutico, tendo assumido várias posições comerciais e na área de acesso a nível europeu e internacional, onde liderou equipas com culturas muito diversas.

Ler mais 24 Janeiro 2025
Atualidade

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade