Parceria índio-sueca visa acabar com “limitação” de córneas

Imagem da notícia: Parceria índio-sueca visa acabar com “limitação” de córneas

O L.V. Prasad Eye Institute (LVPEI), na Índia, e a Universidade de Linkoping, na Suécia, estão a desenvolver uma investigação que visa conceber córneas artificiais para combater a cegueira em território indiano. Trata-se de um estudo de três anos, financiado pelos governos indiano e sueco.

Anualmente, a Índia necessita de 100 mil córneas destinadas a transplante, mas apenas 30 a 40 mil são disponibilizadas pelos bancos de doação, o que significa que a maioria dos pacientes com problemas associados não chega a ser devidamente tratado.

Para suplantar este problema, o Dr. Sangwan, do LVPEI, e May Griffith, da Universidade de Linkoping, encabeçam esta investigação que já conseguiu resultados na Suécia, onde 10 pacientes foram submetidos, com sucesso, a cirurgia de transplante de córnea bio-sintética.

A parceria índio-sueca tratará de encontrar uma solução estável assente na mistura da córnea bio-sintética com células estaminais do limbo epitelial, para evitar futuras rejeições do corpo do paciente ao tratamento.

4 Janeiro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

“Em 2050, uma em cada duas pessoas vão sofrer de miopia”

O alerta é da OMS sublinhado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No Dia Mundial da Visão a instituição chama atenção para a excessiva exposição de crianças a dispositivos eletrónicos. 80% de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Ler mais 14 Outubro 2021
AtualidadeOftalmologia