Prémio Mantero Belard para Francisco Ambrósio

Imagem da notícia: Prémio Mantero Belard para Francisco Ambrósio

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), liderada por Francisco Ambrósio, venceu o Prémio Mantero Belard, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A cerimónia de entrega dos Prémios Santa Casa Neurociências decorreu a 2 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda. O Prémio Mantero Belard entrega 200 mil euros ao melhor projeto de investigação, clínica ou científica, que contribua significativamente para a compreensão das causas, prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, associadas ao envelhecimento, como as doenças de Parkinson e de Alzheimer.

A equipa, constituída por investigadores da Faculdade de Medicina, do CNC, ICNAS e CHUC, apresentou o estudo subordinado ao tema “The changing brain in Alzheimer’s disease: is the retina a reliable mirror of disease onset and progression?”.

 

22 Janeiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade