Nanopartícula para tratar cancro ocular está a ser desenvolvida

Imagem da notícia: Nanopartícula para tratar cancro ocular está a ser desenvolvida

Investigadores da Universidade do Michigan Kellogg Eye Center pretendem usar nanopartículas para matar as células cancerígenas dentro do olho. O objetivo da investigação é aproveitar as valências do sistema de regeneração de um tumor.

“O nosso trabalho usa uma nanoparticula semicondutora com um elétrodo de platina introduzido, que tem como função gerir a síntese do composto anti-cancro com luz guiadora”, disse Howard Petty, professor de oftalmologia envolvido no projeto. Com a replicação do sistema de proteção de tumor, os cientistas estimam que pode ser utilizado para reverter a sua função e usá-lo com o intuito oposto, isto é, “matar” o tumor.

Durante quatro anos, acompanharam o avanço desta partícula aplicada à metástases do cancro mamário presente na câmara anterior do olho de um paciente. Petty e a equipa constataram que as células foram extinguidas. Ainda, testaram o procedimento em ratos portadores de tumor 4T1, de difícil tratamento, e foram bem sucedidos em estender o tempo de vida dos animais.

Os resultados foram publicados na revista Nanotechnology.

2 Março 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas