iBET e Merck estabelecem parceria para combater a malária em África

Imagem da notícia: iBET e Merck estabelecem parceria para combater a malária em África

A Merck e o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) vão desenvolver um projeto pioneiro no combate à malária, que representa um investimento de 500 mil euros.

A malária é provocada pela infeção por parasitas do género Plasmodium. Antes da infeção se espalhar no sangue, provocando a maioria dos sintomas clínicos, há uma fase hepática, assintomática mas muito importante no desenvolvimento da doença. Não há no entanto fármacos anti-maláricos que atuem nesta fase hepática, em grande parte devido à inexistência de modelos laboratoriais que permitam o estudo desta fase do ciclo de infeção do parasita.

Unindo a experiência de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da Merck e as competências tecnológicas do iBET no desenvolvimento de Modelos Celulares Avançados de doença, esta colaboração tem como objetivo desenvolver uma plataforma para o rastreio e descoberta de novos fármacos anti-maláricos, que atuem na fase hepática da infeção.

O projeto conta ainda com a colaboração do Instituto de Medicina Molecular, mais precisamente do laboratório de Miguel Prudêncio, grupo de investigação de referência na área, com particular ênfase na fase hepática da infeção.

 

1 Abril 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade