SPO Jovem assinala Dia Mundial dos Avós
O Grupo SPO Jovem da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) vai realizar, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, um rastreio das doenças oculares que afetam os mais velhos. A iniciativa decorrerá em Lisboa no dia 26 de julho, quando se assinala o Dia Mundial dos Avós, como refere o portal Just News.
Entre outras causas de cegueira preveníveis ou tratáveis mais frequentes nesta faixa etária, a degenerescência macular da idade (DMI) é uma das mais preocupantes, pois frequentemente afeta o indivíduo numa altura em que ainda está ativo e independente. Maria João Quadrado, presidente da SPO, explica que a prevalência da DMI “aumentou em consequência da maior longevidade e do aumento exponencial da população idosa. O Ministério da Saúde iniciou recentemente os rastreios da DMI e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia é uma participante ativa neste programa”.
A médica oftalmologista afirma que “a visão é fundamental para a qualidade de vida do indivíduo. Um dos problemas principais do idoso são as quedas por várias causas, entre elas as deficiências visuais”. Neste sentido, sublinha que “um envelhecimento ativo e saudável valoriza o papel do idoso na sociedade”. Por outro lado, “a limitação das suas atividades pela diminuição visual, tem uma grave repercussão na sua qualidade de vida, levando muitas vezes à depressão”.
21 Julho 2016
Atualidade