SPO Jovem assinala Dia Mundial dos Avós

Imagem da notícia: SPO Jovem assinala Dia Mundial dos Avós

O Grupo SPO Jovem da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) vai realizar, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, um rastreio das doenças oculares que afetam os mais velhos. A iniciativa decorrerá em Lisboa no dia 26 de julho, quando se assinala o Dia Mundial dos Avós, como refere o portal Just News.

Entre outras causas de cegueira preveníveis ou tratáveis mais frequentes nesta faixa etária, a degenerescência macular da idade (DMI) é uma das mais preocupantes, pois frequentemente afeta o indivíduo numa altura em que ainda está ativo e independente. Maria João Quadrado, presidente da SPO, explica que a prevalência da DMI “aumentou em consequência da maior longevidade e do aumento exponencial da população idosa. O Ministério da Saúde iniciou recentemente os rastreios da DMI e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia é uma participante ativa neste programa”.

A médica oftalmologista afirma que “a visão é fundamental para a qualidade de vida do indivíduo. Um dos problemas principais do idoso são as quedas por várias causas, entre elas as deficiências visuais”. Neste sentido, sublinha que “um envelhecimento ativo e saudável valoriza o papel do idoso na sociedade”. Por outro lado, “a limitação das suas atividades pela diminuição visual, tem uma grave repercussão na sua qualidade de vida, levando muitas vezes à depressão”.

 

21 Julho 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade