Inteligência Artificial diagnostica problemas oculares

Imagem da notícia: Inteligência Artificial diagnostica problemas oculares

Num futuro próximo, resultante de uma quarta revolução industrial, a nova tecnologia de Inteligência Artificial visa acelerar o atendimento médico de oftalmologistas para colmatar a falta de especialistas.

“A FDA irá continuar a facilitar a disponibilização de dispositivos médicos digitais, seguros e eficazes, que tenham potencial para melhorar o acesso dos doentes aos cuidados de saúde necessários” – afirmou Malvina Eydelman, médica e diretora da Divisão de Dispositivos Oftalmológicos e Otorrinolaringológicos e Radiologia da FDA.

O dispositivo, chamado IDx-DR, é um programa de software que usa um algoritmo para analisar imagens do olho capturadas com uma câmara apropriada, a Topcon NW400. Um médico envia as imagens da retina do doente para um servidor onde o IDx-DR é previamente instalado.

O software providenciará ao médico um de dois resultados: o primeiro, em que o IDx-DR deteta a retinopatia e referencia o doente para um oftalmologista, ou o segundo, em que o resultado do teste é negativo para a RGSM e informa que o teste deve ser repetido passados 12 meses.

O IDx-DR é o primeiro dispositivo a ser comercializado que oferece uma decisão de rastreio sem a necessidade da intervenção de um clínico para interpretar imagens ou resultados, o que permite que possa ser usado por profissionais de saúde sem qualquer especialização em oftalmologia.

Saiba mais aqui.

17 Julho 2018
Atualidade

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

Oftalmologia marca presença na MIDO 2023

A conferência "Oftalmologia, óptica e optometria: as novas tecnologias e o futuro", será um dos motivos a ter em conta na edição deste ano da exposição internacional MIDO, que se realiza de 4 a 6 de fevereiro, em Milão, Itália.

Ler mais 23 Janeiro 2023
Atualidade

Qual o Futuro da Tecnologia nos Cuidados de Saúde?

A tecnologia e inovação estão de mãos dadas e vão acelerar durante o resto da década à medida que as empresas, os governos e os indivíduos se adaptarem às novas realidades, como a deslocalização, descarbonização, demografia e tensões geopolíticas.

Ler mais 20 Janeiro 2023
Atualidade