Há mais acidentes com brinquedos laser

Imagem da notícia: Há mais acidentes com brinquedos laser

Aproxima-se a noite do Natal, conhecida por trazer novos brinquedos para o lar das famílias portuguesas. Mas será que todos os brinquedos são seguros para a saúde ocular das crianças? A resposta é não.

Ana Vide Escada, médica oftalmologista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, explica que “existem brinquedos com laser que têm um grande potencial de lesão ocular nas crianças e que o número de acidentes causados por este tipo de brinquedos tem vindo a aumentar”. 

A especialista explica que “os mais pequenos não têm maturidade suficiente para entenderem que não devem olhar para a luz laser e pela curiosidade normal da idade podem mesmo apontá-lo diretamente (ou através da reflexão em espelhos) para os seus olhos, aumentando o tempo de exposição e a área atingida. Isto, em associação ao facto de o olho das crianças ser mais transparente do que o dos adultos, coloca-as num risco superior de sofrerem lesões oculares, que podem ir desde períodos transitórios de turvação da visão até perda irreversível da acuidade visual”.

Não se deve, de todo, comprar brinquedos com laser não regulamentados, pois estes não passam por qualquer controlo de segurança e podem ter potências mil vezes superiores ao que seria o limiar de segurança apropriado, constituindo verdadeiras armas”.

21 Dezembro 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

BIAL comemora 95 anos

“O futuro sempre esteve na nossa história” é o lema das comemorações dos 95 anos da BIAL. A maior farmacêutica portuguesa nasceu no Porto, em 1924, fundada por Álvaro Portela. Hoje é dirigida pelos descendentes de Álvaro Portela, está focalizada na Investigação & Desenvolvimento (I&D) e tem dois medicamentos inovadores comercializados a nível mundial.

Ler mais 20 Maio 2019
Atualidade

TakedaPro, o portal digital para profissionais de saúde

O novo portal digital exclusivo para profissionais de saúde TakedaPro disponibiliza informação relevante e fidedigna nas áreas terapêuticas de foco para a Takeda, oferecendo também ferramentas úteis e serviços personalizados de apoio à prática clínica.

Ler mais 3 Maio 2019
Atualidade

Abril em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de abril de 2019.

Ler mais 1 Maio 2019
Atualidade