Covid-19: OM, FNAM e SIM declaram preocupação sobre processo de vacinação

Imagem da notícia: Covid-19: OM, FNAM e SIM declaram preocupação sobre processo de vacinação

A Ordem dos Médicos (OM), a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) “constatam, com grande preocupação, que permanece por alterar a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) que determina as regras da campanha de vacinação contra a Covid-19”.

No comunicado tripartido, as instituições entendem que a norma em causa “continua a deixar desprotegido um grande número de médicos, outros profissionais de saúde e demais grupos de risco, ao vedar o acesso à vacina a muitos dos que já estiveram infetados pelo SARS-CoV-2”.

Na declaração conjunta do bastonário da OM, do presidente da FNAM e do secretário-geral do SIM “a evidência científica existente demonstra que a imunidade de quem já teve Covid-19 não se perpetua no tempo, sendo importante garantir rapidamente a imunização dos grupos mais expostos e de maior risco, mesmo que já infetados previamente com a SARS-CoV-2”, constatam os signatários da declaração.

O comunicado nota ainda que os “médicos e os outros profissionais de saúde têm assumido todas as linhas da frente, mesmo perante situações de grande dificuldade, arriscando a sua própria vida para salvar outras”.

“Não podemos aceitar que, existindo vacinas seguras, a Senhora Ministra opte por manter estes profissionais de saúde em risco, num limbo por período indeterminado. É uma postura que consideramos técnica e eticamente reprovável”, vincam os subscritores deste comunicado conjunto.

22 Abril 2021
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade