O que está em causa com a substância Bevacizumab?

Imagem da notícia: O que está em causa com a substância Bevacizumab?

1. A SPO não recomenda a utilização de biosimilares não testados na prática clínica em Oftalmologia. O que está em causa para este alerta?

A SPO não é contra o uso de biosimilares ou agentes off-label. É contra o uso de biosimilares não estados previamente a nível ocular. Os biosimilares, como qualquer medicamento que pretenda entrar na prática clínica, devem ser testados previamente, i.e., devem mostrar a sua eficácia e segurança em ensaios clínicos randomizados, comparativos, com dupla ocultação e multicêntricos para a doença ou doenças em que pretendam ser utilizados.

2. O que distingue o biosimilar do Bevacizumab* dos outros medicamentos já testados?

A questão não está em serem biosimilares do Bevacizumab. Está no facto de ter sido ponderada a utilização destes biosimilares sem que tenham sido previamente testados a nível ocular. Colocar-se-ia a mesma questão em relação a biosimilares de outros anti-VEGF sempre e quando fosse ponderada a sua utilização na ausência de ensaios clínicos prévios para avaliar a sua eficácia e segurança a nível ocular. Os excipientes dos biosimilares não são todos iguais e há desconhecimento sobre potencial toxicidade.

*O bevacizumab é um anticorpo monoclonal humanizado. Ele inibe a angiogênese (a formação de novos vasos sanguíneos) ao bloquear a ação do fator de crescimento endotelial vascular A (VEGF-A). O bevacizumab pode, portanto, retardar o crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores e é usado para tratar vários tipos de câncer, incluindo colorretal, pulmão, mama, glioblastoma, rim e ovário. Fonte: Generics and Biosimilars Initiative (GaBI)

A artigo completo pode ser lido na revista OftalPro 54.

31 Janeiro 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia

`

Notícias relacionadas

CCVO lança Eagle Eye Vison Drink

Entre os dias 18 e 20 de abril, a CCVO marcou presença no XXIV Congresso Nacional de Ortoptistas, onde lançou “um produto inédito”, o Eagle Eye Vision Drink, um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do desempenho visual, prevenção e tratamento de degeneração macular em fase inicial.

Ler mais 24 Maio 2024
Atualidade

HOYA estreia-se na TV em Portugal

Pela primeira vez, a HOYA vai anunciar a MiYOSMART, lente para a gestão da miopia em crianças e adolescentes, na televisão portuguesa, nos canais CMTV e TVI.

Ler mais 23 Maio 2024
AtualidadeLentes e Equipamentos

“Auxiliamos os médicos a reduzir os espaços vazios na agenda”

Mickael Freitas, responsável pela DocBay, concedeu-nos uma entrevista para explicar em que consiste a plataforma que surgiu em 2023. A ideia nasceu da necessidade de trazer software moderno para simplificar a área da saúde” na vertente do médico, mas também do paciente, explica.

Ler mais 22 Maio 2024
Entrevistas