O que está em causa com a substância Bevacizumab?

Imagem da notícia: O que está em causa com a substância Bevacizumab?

1. A SPO não recomenda a utilização de biosimilares não testados na prática clínica em Oftalmologia. O que está em causa para este alerta?

A SPO não é contra o uso de biosimilares ou agentes off-label. É contra o uso de biosimilares não estados previamente a nível ocular. Os biosimilares, como qualquer medicamento que pretenda entrar na prática clínica, devem ser testados previamente, i.e., devem mostrar a sua eficácia e segurança em ensaios clínicos randomizados, comparativos, com dupla ocultação e multicêntricos para a doença ou doenças em que pretendam ser utilizados.

2. O que distingue o biosimilar do Bevacizumab* dos outros medicamentos já testados?

A questão não está em serem biosimilares do Bevacizumab. Está no facto de ter sido ponderada a utilização destes biosimilares sem que tenham sido previamente testados a nível ocular. Colocar-se-ia a mesma questão em relação a biosimilares de outros anti-VEGF sempre e quando fosse ponderada a sua utilização na ausência de ensaios clínicos prévios para avaliar a sua eficácia e segurança a nível ocular. Os excipientes dos biosimilares não são todos iguais e há desconhecimento sobre potencial toxicidade.

*O bevacizumab é um anticorpo monoclonal humanizado. Ele inibe a angiogênese (a formação de novos vasos sanguíneos) ao bloquear a ação do fator de crescimento endotelial vascular A (VEGF-A). O bevacizumab pode, portanto, retardar o crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores e é usado para tratar vários tipos de câncer, incluindo colorretal, pulmão, mama, glioblastoma, rim e ovário. Fonte: Generics and Biosimilars Initiative (GaBI)

A artigo completo pode ser lido na revista OftalPro 54.

31 Janeiro 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade