Ensaio clínico mostra eficácia de tratamento a laser

Imagem da notícia: Ensaio clínico mostra eficácia de tratamento a laser

Segundo o estudo, pacientes com “DME leve (com espessura inferior a 400 mícrons) podem ser tratados com laser macular, que pode ser laser de limiar padrão ou laser de micropulso subliminar. O primeiro produz uma queimadura ou cicatriz na retina. Esta última, que é uma tecnologia mais recente, funciona sem deixar queimadura ou cicatriz ou qualquer tipo de alteração ou marca visível na retina”.

“Alguns oftalmologistas aconselham pacientes com formas mais leves de DME a receber injeções de anti-VEGFs, em vez de laser, apesar de o laser ser menos invasivo e exigir menos visitas à clínica. O tratamento a laser custa significativamente menos do que as injeções oculares de anti-VEGFs”, mostra Noemi Lois, professora clínica de oftalmologia da Queens University e principal autora do estudo.

Saiba mais, subscrevendo a OftalPro 60.

11 Abril 2023
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Implante ocular devolve capacidade de leitura a pessoas cegas

Um dispositivo ocular inovador desenvolvido por investigadores da Universidade de Pittsburgh e da Universidade de Stanford, em colaboração com vários centros europeus, permitiu a pessoas com cegueira central causada por Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI) atrófica recuperar a capacidade de ler — um feito inédito na medicina oftalmológica.

Ler mais 24 Outubro 2025
Estudos e Investigação

Retina pode revelar sinais precoces de Alzheimer na Síndrome de Down

Investigadores da Queen’s University Belfast demonstraram, pela primeira vez, que anomalias nos vasos sanguíneos da retina podem ser observadas em adultos com Síndrome de Down antes do aparecimento clínico da doença de Alzheimer, apontando a retina como um biomarcador promissor para diagnóstico precoce. 

Ler mais 24 Setembro 2025
Estudos e Investigação