Seeing AI: a app para pessoas com deficiência visual

Desde a sua criação, o Seeing AI já tinha a capacidade de utilizar a câmara do telemóvel para descrever textos curtos, cenários e pessoas. A aplicação pode, por exemplo, ler um código de barras para fornecer informações sobre um produto e usa sons para orientar o utilizador a apontar a câmara para o ponto correto.
Atualmente, a aplicação – incluindo a sua nova versão para Android – já incorpora os mais recentes avanços da Microsoft em Inteligência Artificial (IA) generativa. Não é por acaso que a app consegue descrever pessoas com detalhes como estado emocional e estimativa de idade.
As descrições de imagens estão cada vez mais detalhadas, e a ferramenta pode auxiliar na localização de objetos num ambiente. Recentemente, a Microsoft lançou um novo recurso para que a app procure informações num documento conforme a orientação do utilizador.
Por meio desta nova função, o Seeing AI pode, por exemplo, auxiliar na leitura de determinados itens de um menu, do valor final de uma conta ou detalhes de uma fatura. A app ainda consegue resumir um artigo e reconhecer diferentes moedas (incluindo o Euro).
A aplicação está agora disponível em 18 idiomas: checo, dinamarquês, holandês, inglês, finlandês, francês, alemão, grego, húngaro, italiano, japonês, coreano, bokmal norueguês, polaco, português, russo, espanhol, sueco e turco. A Microsoft planeja expandir esse número para 36 idiomas em 2024.
17 Janeiro 2024
Sociedade