Ismaili Imamat doa material oftalmológico a Associação dos Diabéticos de Portugal

O Ismaili Imamat, entidade liderada pelo príncipe Aga Khan, doou no passado dia 8 de julho, à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) dois retinógrafos, destinados ao rastreio da retinopatia diabética, e um microscópio cirúrgico para o bloco operatório da APDP.
A doação destes equipamemtos, no valor de cerca de 200 mil euros, vai permitir alargar o rastreio às populações de vários concelhos do país, bem como a capacidade de resposta a nivel cirúrgico. Prevê-se que mais de 1200 utentes do SNS venham a beneficiar do novo equipamento de cirurgia anualmente.
“Esta doação insere-se nas celebrações do centenário da APDP, a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo, e vem reforçar a capacidade da instituição na luta contra a cegueira associada à diabetes em Portugal”, referem as instituções em nota enviada à redação.
A APDP realiza, há mais de duas décadas, rastreios de retinopatia diabética em unidades de cuidados de saúde primários, abrangendo cerca de 100 mil pessoas com diabetes por ano.
O Imamat Ismaili, cuja Sede mundial está instalada em Portugal desde 2015, tem vindo a implementar, através da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, um número crescente de programas de desenvolvimento económico, social e cultural.
Imagem: GettyImages
10 Julho 2025
Atualidade