Café pode reduzir o risco da síndrome do olho seco

Imagem da notícia: Café pode reduzir o risco da síndrome do olho seco

O consumo de cafeína pode aumentar a capacidade de os olhos produziram lágrimas, uma descoberta que pode melhorar o tratamento do chamado síndrome do olho seco, sugere um estudo publicado na revista Ophthalmology.

Para este estudo, os investigadores da University of Tokyo’s School of Medicine contaram com a participação de 78 indivíduos, com síndrome do olho seco, tendo metade dos pacientes recebido, na primeira sessão de tratamento, comprimidos de cafeína e a outra metade um placebo. Na segunda sessão os participantes receberam o tratamento oposto. Nenhum dos pacientes sabia que tipo de comprimido é que tinha ingerido.

Os investigadores, liderados por Reiko Arita, também constataram que os participantes que apresentavam as duas variantes conhecidas por desempenhar um papel importante no metabolismo da cafeína apresentavam uma maior produção de lágrimas, após a toma de comprimidos com cafeína.

A síndrome do olho seco afeta a taxa da produção de lágrimas, a qualidade destas e a taxa com que as lágrimas se evaporam da superfície do olho. Os sintomas desta síndrome, que atinge maioritariamente as mulheres, incluem desconforto ocular, ardor, excessivo lacrimejamento e produção de muco.

23 Abril 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

APOR: 25º Congresso marcado para Aveiro

O 25º Congresso Nacional de Ortoptistas acontecerá em Aveiro, entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, reunindo profissionais, pesquisadores e indústrias do setor para discutir avanços e desafios na ortóptica.

Ler mais 11 Março 2025
Atualidade

Goldfarma comemora duas décadas

Foi há 20 anos que a empresa iniciou a sua atividade no mercado da saúde em Portugal, pelas mãos de Vasco Pinto. Com a celebração do aniversário, a Goldfarma vai alterar o rebranding da marca.

Ler mais 24 Fevereiro 2025
Atualidade