Dormir pouco engorda
Investigadores da Universidade do Colorado, EUA, juntaram 16 pessoas saudáveis, com uma média de idades de 24 anos, peso normal e sem distúrbios de sono.
Essas pessoas passaram duas semanas no hospital da Universidade do Colorado. Nos primeiros três dias, as horas de sono e as calorias ingeridas foram controladas. Depois dessa fase, foram divididos em dois grupos: um desses grupos passou os cinco dias seguintes a dormir apenas cinco horas, enquanto o outro se manteve com o sono normal.
Depois desse período, trocaram de posições. Além disso, nessa fase, quem dormia menos, não tinha qualquer tipo de restrição alimentar.
O grupo que dormiu apenas cinco horas por noite gastou em média mais cinco por cento de energia. No entanto, ingeriu mais seis por cento de calorias do que o grupo que continuou a dormir as nove horas de sono. Se este estilo de vida for continuado, há o risco de se poder engordar um quilo por semana.
Além de haver uma tendência para se engordar, há outros riscos associados a poucas horas de sono, como cancro da mama, impotência sexual, alzheimer e parkinson.
25 Março 2013
Atualidade