Hoya lança lentes que protegem da luz azul

As BlueControl são as recentes lentes da japonesa Hoya concebidas para proteger da chamada luz azul, que causa fadiga visual e outras complicações.

Todos os dias o Homem está sujeito às mudanças de luz, fundamentais para regular a produção da hormona do sono, melatonina.

É na retina, através das células ganglionares, que na presença de luz azul envia ao núcleo subraquiasmático a ordem de inibir a produção desta hormona.

Este tipo de luz está presente em todo o lado, especialmente nos aparelhos digitais como tablets, smartphones e computadores, dispositivos usados diariamente e várias horas seguidas.

Têm uma emissão muito elevada na zona do espetro visível azul ou luz de alta energia, entre 420 a 500 nanometros, cuja utilização perto dos olhos provoca uma exposição mais direta nos usuários, que provoca o ‘stress visual digital’.

Segundo a marca, “o nosso olho não oferece a mesma resolução para todas as longitudes de onda. A fóvea, ponto da retina que proporciona a maior nitidez e resolução das imagens, não tem recetores capazes de captar a longitude de onda azul”, daí que a informação recebida seja encaminhada para os pontos parafoveais da retina, “que causam no cérebro uma imagem mais difusa. A resposta do cristalino, para melhorar esta imagem desfocada, é a de acomodar e aumentar o seu poder dióptrico flutuando continuamente e resultando numa falsa miopia que produz fadiga visual”.

A luz que incide no olho “dispersa-se dentro dele, sendo maior na zona do azul. A diminuição de contraste e falta de nitidez produzida provoca no usuário comichão nos olhos e cansaço ocular.

A utilização prolongada de dispositivos digitais provoca uma diminuição da frequência de piscar de olhos e, por isso, sequidão ocular”.

As BlueControl atenuam o ‘stress visual digital’ ao controlar a quantidade de luz azul que a nossa retina recebe, prevenindo a fadiga, reduzem o brilho de forma a promover uma visão mais cómoda e relaxada, como também aumentam a perceção de contraste ao oferecer uma visão mais natural da cor.

12 Fevereiro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade

Prémio Bial de Medicina Clínica 2026

O regulamento já foi disponibilizado, permitindo que os candidatos possam começar a preparar a sua obra, com as candidaturas à 22.ª edição a abrirem a 1 de janeiro de 2026.

Ler mais 12 Setembro 2025
Atualidade