Hoya lança lentes que protegem da luz azul

As BlueControl são as recentes lentes da japonesa Hoya concebidas para proteger da chamada luz azul, que causa fadiga visual e outras complicações.

Todos os dias o Homem está sujeito às mudanças de luz, fundamentais para regular a produção da hormona do sono, melatonina.

É na retina, através das células ganglionares, que na presença de luz azul envia ao núcleo subraquiasmático a ordem de inibir a produção desta hormona.

Este tipo de luz está presente em todo o lado, especialmente nos aparelhos digitais como tablets, smartphones e computadores, dispositivos usados diariamente e várias horas seguidas.

Têm uma emissão muito elevada na zona do espetro visível azul ou luz de alta energia, entre 420 a 500 nanometros, cuja utilização perto dos olhos provoca uma exposição mais direta nos usuários, que provoca o ‘stress visual digital’.

Segundo a marca, “o nosso olho não oferece a mesma resolução para todas as longitudes de onda. A fóvea, ponto da retina que proporciona a maior nitidez e resolução das imagens, não tem recetores capazes de captar a longitude de onda azul”, daí que a informação recebida seja encaminhada para os pontos parafoveais da retina, “que causam no cérebro uma imagem mais difusa. A resposta do cristalino, para melhorar esta imagem desfocada, é a de acomodar e aumentar o seu poder dióptrico flutuando continuamente e resultando numa falsa miopia que produz fadiga visual”.

A luz que incide no olho “dispersa-se dentro dele, sendo maior na zona do azul. A diminuição de contraste e falta de nitidez produzida provoca no usuário comichão nos olhos e cansaço ocular.

A utilização prolongada de dispositivos digitais provoca uma diminuição da frequência de piscar de olhos e, por isso, sequidão ocular”.

As BlueControl atenuam o ‘stress visual digital’ ao controlar a quantidade de luz azul que a nossa retina recebe, prevenindo a fadiga, reduzem o brilho de forma a promover uma visão mais cómoda e relaxada, como também aumentam a perceção de contraste ao oferecer uma visão mais natural da cor.

12 Fevereiro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas