Algas podem ajudar a “curar” a cegueira

Imagem da notícia: Algas podem ajudar a “curar” a cegueira

Uma empresa estadunidense está a protagonizar uma investigação inovadora para tratar a cegueira.

A Chlamydomonas reinhardtii é uma planta simples, que vive ora na água ou na terra. Os cientistas estimam que ao transplantar a proteína channelrhodopsin-2, utilizada pela alga na procura por luz solar, na retina humana é possível restituir a visão.

A FDA, instituição que aprova fármacos e semelhantes nos EUA, já deu “luz verde” para a RetroSense, empresa que está a protagonizar a investigação, pudesse testar a ideia em testes clínicos.

A channelrhodopsin-2 já tem vindo a ser usada há alguns anos em processos na optogenética em células do cérebro, nos quais os neurónios reagem à luz.

Foi esta a razão pela qual os cientistas ponderam a sua utilização em células do olho humano, pelo que resultados devem estar para surgir.

21 Setembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade

Prémio Bial de Medicina Clínica 2026

O regulamento já foi disponibilizado, permitindo que os candidatos possam começar a preparar a sua obra, com as candidaturas à 22.ª edição a abrirem a 1 de janeiro de 2026.

Ler mais 12 Setembro 2025
Atualidade