“Tento imaginar-me no lugar do paciente, ser honesto com humanidade”

Imagem da notícia: “Tento imaginar-me no lugar do paciente, ser honesto com humanidade”

Falámos com alguns médicos oftalmologistas sobre a forma de comunicar más notícias. Hoje temos a opinião de Miguel Sousa Neves.

OftalPro: Quais são as principais dificuldades que sentem quando têm de comunicar más notícias a um paciente?

Miguel Sousa Neves: Como médico, a impotência perante uma doença que não consigo tratar. Como pessoa, tento geralmente imaginar-me no lugar do paciente para poder escolher a melhor maneira para abordar o assunto. No fundo, ser honesto com humanidade.

OF: Será que pode contar-nos uma história de algum caso complicado?

MSN: Já tive muitos casos complicados em que tive que explicar, por exemplo, que não era possível tratar e que eventualmente iria cegar. Mas acho que o fiz sempre com um sentido de responsabilidade perante um ser humano que se manteve ligado a mim e à clínica. No caso de fraca adesão à terapia (ex: doentes com glaucoma crónico a aplicar várias qualidades de gotas) já me servi muitas vezes de familiares para ajudarem no tratamento e acompanhamento desses pacientes. Não tenho assim nenhum caso particular que me venha neste momento à memória.

Artigo completo na OftalPro 33.

7 Julho 2016
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos. O seu livro de estreia é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas