“Tento imaginar-me no lugar do paciente, ser honesto com humanidade”

Imagem da notícia: “Tento imaginar-me no lugar do paciente, ser honesto com humanidade”

Falámos com alguns médicos oftalmologistas sobre a forma de comunicar más notícias. Hoje temos a opinião de Miguel Sousa Neves.

OftalPro: Quais são as principais dificuldades que sentem quando têm de comunicar más notícias a um paciente?

Miguel Sousa Neves: Como médico, a impotência perante uma doença que não consigo tratar. Como pessoa, tento geralmente imaginar-me no lugar do paciente para poder escolher a melhor maneira para abordar o assunto. No fundo, ser honesto com humanidade.

OF: Será que pode contar-nos uma história de algum caso complicado?

MSN: Já tive muitos casos complicados em que tive que explicar, por exemplo, que não era possível tratar e que eventualmente iria cegar. Mas acho que o fiz sempre com um sentido de responsabilidade perante um ser humano que se manteve ligado a mim e à clínica. No caso de fraca adesão à terapia (ex: doentes com glaucoma crónico a aplicar várias qualidades de gotas) já me servi muitas vezes de familiares para ajudarem no tratamento e acompanhamento desses pacientes. Não tenho assim nenhum caso particular que me venha neste momento à memória.

Artigo completo na OftalPro 33.

7 Julho 2016
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A minha vida mudou drasticamente. Tive de aprender a ver com novos olhos”

Diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos, o mundo de Tarris Marie é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos nas artes, como a escrita ou o teatro. O livro de estreia, Blaque Pearle, é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”. 

Ler mais 28 Março 2024
Entrevistas

“Iremos alargar a nossa oferta de produtos”

Pedro Antunes, managing director da Ursapharm, concedeu uma entrevista à OftalPro e falou sobre as novidades para o futuro, nomeadamente a “introdução de medicamentos” e o alargamento a outros segmentos de mercado. “Faz parte do plano de desenvolvimento da empresa o contínuo lançamento de novos produtos dirigidos à oftalmologia e para outras especialidades”, explicou.

Ler mais 31 Janeiro 2024
Entrevistas