“A forma de dar más notícias tem que ser personalizada de doente para doente”

Imagem da notícia: “A forma de dar más notícias tem que ser personalizada de doente para doente”

Falámos com alguns médicos oftalmologistas sobre a forma de comunicar más notícias. Hoje temos a opinião de Manuel Falcão.

“Por vezes sentimos que os doentes não estão preparados para receber uma má notícia. E, quando é o caso, às vezes vale a pena protelar a comunicação até que o doente esteja preparado para a receber. A forma de dar más notícias tem que ser personalizada de doente para doente. Não há uma fórmula mágica que dê para todos. Mas o mais importante não é como se dá a notícia mas sim o que fazemos depois de dar a notícia. O doente não pode sentir que está abandonado à sua sorte e temos a obrigação de continuar a prestar cuidados e a orientar os doentes para as associações que prestam cuidados a pessoas cegas”.

Entrevista completa na OftalPro 34.

18 Outubro 2016
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Auxiliamos os médicos a reduzir os espaços vazios na agenda”

Mickael Freitas, responsável pela DocBay, concedeu-nos uma entrevista para explicar em que consiste a plataforma que surgiu em 2023. A ideia nasceu da necessidade de trazer software moderno para simplificar a área da saúde” na vertente do médico, mas também do paciente, explica.

Ler mais 22 Maio 2024
Entrevistas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas