“A forma de dar más notícias tem que ser personalizada de doente para doente”

Imagem da notícia: “A forma de dar más notícias tem que ser personalizada de doente para doente”

Falámos com alguns médicos oftalmologistas sobre a forma de comunicar más notícias. Hoje temos a opinião de Manuel Falcão.

“Por vezes sentimos que os doentes não estão preparados para receber uma má notícia. E, quando é o caso, às vezes vale a pena protelar a comunicação até que o doente esteja preparado para a receber. A forma de dar más notícias tem que ser personalizada de doente para doente. Não há uma fórmula mágica que dê para todos. Mas o mais importante não é como se dá a notícia mas sim o que fazemos depois de dar a notícia. O doente não pode sentir que está abandonado à sua sorte e temos a obrigação de continuar a prestar cuidados e a orientar os doentes para as associações que prestam cuidados a pessoas cegas”.

Entrevista completa na OftalPro 34.

18 Outubro 2016
Entrevistas

PUBLICIDADE
Milano Eyewear Show4 - 6 FEBRUARY | 2023
`

Notícias relacionadas

Nuno Lopes em entrevista

Nuno Lopes, oftalmologista no Hospital de Braga, CUF Porto e Trofa Saúde Braga, falou com a OftalPro sobre o seu percurso académico e profissional e sobre a área da cirurgia de glaucoma, à qual se dedica. Para Nuno Lopes, Portugal está, em termos formativos, “perfeitamente ao nível dos melhores centros internacionais”, contudo destaca que um dos principais desafios atuais para a oftalmologia, e para as especialidades médicas em geral “será inverter o ciclo de gestão em que caímos nesta última década”.

Ler mais 21 Setembro 2022
EntrevistasOftalmologia

Jornadas Científicas de Ortóptica e Ciências da Visão reuniram cerca de 200 participantes

Sob o mote “40 anos a Olhar o Futuro”, as Jornadas Científicas de Ortóptica e Ciências da Visão, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que decorrem entre 26 e 28 de maio, reuniram cerca de 200 participantes, num evento “bastante positivo” e de “elevado interesse científico”. Ilda Poças, presidente das Jornadas, falou connosco para fazer o balanço do evento, que não se realizava há 11 anos.

Ler mais 20 Setembro 2022
EntrevistasEventos e Formação

João Chibante Pedro em entrevista

João Chibante Pedro é diretor do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV) há quase 10 anos e é também responsável pela área de Oftalmologia no Hospital da Misericórdia de Lousada. A OftalPro foi ao encontro do médico oftalmologista para uma conversa em que se abordaram vários temas, nomeadamente o que mudou ao nível da oftalmologia ao longo de uma década

Ler mais 2 Setembro 2022
EntrevistasOftalmologia