“Olhos na Diabetes”

Apesar da perda de visão ser uma complicação duas vezes mais frequente que outras complicações comuns da diabetes (incluindo doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais), um quarto das pessoas com diabetes não discute complicações oftalmológicas com o seu profissional de saúde, mesmo quando muitas delas já apresentam problemas de visão. Estas são algumas das conclusões alarmantes sobre a atual gestão da retinopatia diabética (RD) e do Edema Macular Diabético (EMD) revelado pelo estudo Barómetro RD, lançadas recentemente através da colaboração pioneira com especialistas da Federação Internacional sobre o Envelhecimento (IFA), Federação Internacional de Diabetes (IDF), Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) e Bayer.
“O tema do Dia Mundial da Diabetes este ano é “Olhos na Diabetes”, que reflete o quão crítico é o papel da saúde ocular dentro da gestão da diabetes”, disse o presidente da direção da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), Luís Gardete Correia. “O estudo do Barómetro RD revela lacunas preocupantes na atual gestão da doença ocular diabética e fornece medidas práticas que devem ser adotadas, a fim de prevenir a perda de visão desnecessária devida à diabetes”.
O relatório do Barómetro RD revela que 79% das pessoas com RD acham que a sua perda de visão torna difíceis atividades como conduzir, ir para o trabalho e completar tarefas domésticas simples e, em alguns casos, admitem mesmo que são atividades impossíveis. 20% das pessoas com RD ou EMD também afirmam que as alterações sentidas na sua visão, deixam-nos menos capazes de gerir a sua doença. Esta é uma das questões mencionadas na perceção das pessoas sobre a sua saúde física, e em que mais da metade dos entrevistados com RD classificou como “entre pobre a normal”.
Mais informações em breve!
28 Novembro 2016
Atualidade