SPO cria “cheque-visão” para dar resposta a falhas no SNS

Imagem da notícia: SPO cria “cheque-visão” para dar resposta a falhas no SNS

Apresentado como a solução para as longas listas de espera da especialidade, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) decidiu formar uma rede de consultórios em todo o país para facilitar o acesso a “verdadeiros especialistas”, procurando evitar que médicos sejam substituídos por técnicos optometristas. O público-alvo do projeto serão os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), seja através de convenção ou ainda de uma espécie de “cheque-visão”, como já acontece no âmbito da medicina dentária.

No Dia Mundial da Visão, Fernando Falcão Reis, presidente da SPO, destacou a assistência na área da saúde ocular como sendo da competência exclusiva dos médicos oftalmologistas. “A SPO tem uma missão claramente expressa nos seus estatutos, a de zelar para que não seja posta em risco a saúde das pessoas, nomeadamente através da prática de atos médicos por profissionais não médicos ligados a atividades meramente instrumentais em relação à oftalmologia”. Criticando a “indisfarçável pressão, até política”, para incluir a classe dos técnicos optometristas na prestação de cuidados de saúde, Falcão Reis assume que “não se pode colocar a saúde das pessoas em risco. A assistência oftalmológica em Portugal tem sido desde sempre assegurada por oftalmologistas e as longas listas de espera para uma consulta da especialidade hospitalar resultam de uma opção política e não na falta de oftalmologistas”.

Saiba mais na próxima edição.

20 Novembro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 21 Janeiro 2021
Oftalmologia

Já conhece a nova equipa da SPO Jovem?

Fique a conhecer os rostos da nova equipa da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) Jovem. "Aceitamos com motivação o desafio de continuar a relação de proximidade, criada nos anos anteriores, entre internos, jovens especialistas e todos os oftalmologistas portugueses", afirmam.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Oftalmologia