SPO cria “cheque-visão” para dar resposta a falhas no SNS

Imagem da notícia: SPO cria “cheque-visão” para dar resposta a falhas no SNS

Apresentado como a solução para as longas listas de espera da especialidade, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) decidiu formar uma rede de consultórios em todo o país para facilitar o acesso a “verdadeiros especialistas”, procurando evitar que médicos sejam substituídos por técnicos optometristas. O público-alvo do projeto serão os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), seja através de convenção ou ainda de uma espécie de “cheque-visão”, como já acontece no âmbito da medicina dentária.

No Dia Mundial da Visão, Fernando Falcão Reis, presidente da SPO, destacou a assistência na área da saúde ocular como sendo da competência exclusiva dos médicos oftalmologistas. “A SPO tem uma missão claramente expressa nos seus estatutos, a de zelar para que não seja posta em risco a saúde das pessoas, nomeadamente através da prática de atos médicos por profissionais não médicos ligados a atividades meramente instrumentais em relação à oftalmologia”. Criticando a “indisfarçável pressão, até política”, para incluir a classe dos técnicos optometristas na prestação de cuidados de saúde, Falcão Reis assume que “não se pode colocar a saúde das pessoas em risco. A assistência oftalmológica em Portugal tem sido desde sempre assegurada por oftalmologistas e as longas listas de espera para uma consulta da especialidade hospitalar resultam de uma opção política e não na falta de oftalmologistas”.

Saiba mais na próxima edição.

20 Novembro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

ULS Santa Maria lança bases do projeto iSIGHT

Carlos Neves Martins e Mun Faria, respetivamente, presidente do Conselho de Administração e a Diretora do Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), visitaram as futuras instalações do projeto iSIGHT no Parque de Saúde Pulido Valente

Ler mais 28 Maio 2025
Oftalmologia

Monitorização do glaucoma é deficiente nas zonas rurais

Centenas de milhares de americanos com glaucoma não estão a receber os cuidados de que necessitam, e um novo estudo da Northwestern University sugere que a raça, os rendimentos e o local onde os doentes vivem desempenham um papel importante nessa lacuna.  

Ler mais 21 Maio 2025
Oftalmologia