“Existe aquela velha máxima: se queres aprender, ensina”

Imagem da notícia: “Existe aquela velha máxima: se queres aprender, ensina”

O chefe executivo da Iberoftal, Manuel Castro Neves, explicou-nos em entrevista em que patamar se encontra a investigação em Oftalmologia.

“Existe aquela velha máxima: “se queres aprender, ensina”. Se a pessoa ficar agarrada àquilo que já sabe, morre em poucos meses nesta área científica tão evolutiva. A investigação tem que ser permanente. Sempre que nos surge uma novidade, em termos técnicos ou científicos, há sempre mais uma ideia para melhorar. A investigação em Oftalmologia é cumulativa. Vão-se acumulando pormenores sobre o que já é de todos conhecido e, assim, evolui-se. A investigação dá-se passo a passo. Em Portugal, temos núcleos de investigação organizados, que estão inseridos em grupos internacionais. Basta compilar os dados de tudo o que fazemos e, comparando-os com outros centros, acrescentamos valor à ciência…”

Leia a entrevista na íntegra na OftalPro 27, aqui.

10 Outubro 2014
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos. O seu livro de estreia é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas