“Lido com uma área nobre da vida das pessoas”
Para a entrevista de capa da OftalPro 27 falámos com Manuel Castro Neves, coordenador do Departamento de Otalmologia da CUF Porto e o chefe-executivo da Iberoftal, um apaixonado pela área das ciências visuais há já algum tempo.
“Sempre tive jeito para trabalhos manuais e minuciosos, em qualquer arte”, começou por nos contar.
A ligação à Oftalmologia foi, portanto, bastante natural.
Duas vertentes atraem o experiente profissional nesta especialidade médica, as quais sente “realmente saudades” quando se afasta “por muito tempo em congresso ou férias: o ato cirúrgico e o fator humano.
Isto porque em Oftalmologia “as cirurgias resultam numa situação que é definida quase no imediato. Não é, como por exemplo, na área da oncologia em que, infelizmente muitas vezes, não conseguimos prever o resultado”.
Por isso realiza a cirurgia de cataratas ou de miopia e, no dia seguinte, algo de especial acontece: o paciente a sente “a diferença”.
Trata-se da “sensação de que valeu a pena ter-me esforçado tantos anos a lidar com estas situações, com tantos momentos subtraídos ao lazer e à família… Realizo um ato com uma finalidade e provo-o logo, saboreio-o no imediato. Considero que faço coisas importantes e que lido com uma área nobre da vida das pessoas”, explicou-se Manuel Castro Neves.
Leia a entrevista na íntegra aqui.
25 Novembro 2014
Entrevistas