Retinopatia diabética: da diabetes à cegueira

Imagem da notícia: Retinopatia diabética: da diabetes à cegueira

A ausência de uma monitorização adequada da diabetes aumenta o risco de problemas graves de saúde. Nos olhos, a diabetes não controlada leva a diferentes tipos de problemas oculares que, em casos agravados, pode conduzir à perda total da visão.

“Ainda que as perturbações visuais causadas pela diabetes sejam várias, como é o caso das cataratas, glaucomas, alterações da motilidade ocular entre outras, a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira”, explica Cristina Seabra, médica oftalmologista do Hospital da Cruz Vermelha.

As alterações na visão são causadas pela deterioração progressiva dos vasos sanguíneos da retina. Ao romperem-se, o sangue sai dos vasos e origina hemorragias que resultam na perda súbita da visão.

No estado inicial da doença o diabético não sente qualquer sintoma, pelo que o rastreio da retinopatia diabética é fundamental. É também recomendada a visita regular dos diabéticos a um especialista ocular. No entanto, durante a evolução da patologia, o doente pode experienciar sintomas como visão enevoada ou com manchas escuras.

Informe-se aqui.

2 Maio 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Cirurgia de catara mostra melhorias significativas

O Health Cluster Portugal acabou de publicar um novo relatório que revela que 91% dos doentes que foram submetidos a cirurgia de catarata reportaram melhorias em todas as dimensões da visão avaliadas e na qualidade de vida.

Ler mais 6 Dezembro 2024
Oftalmologia

SPO dá apoio científico ao projeto FIND

O objetivo principal é o de "proporcionar um meio fácil, rápido e gratuito de rastreio de mucopolissacaridoses (MPS) em populações de risco, isto é, em pessoas com clínica sugestiva ou que possuam familiares afetados com uma MPS".

Ler mais 4 Novembro 2024
Oftalmologia