David Martins acredita que “todos somos importantes para o nosso doente”

Imagem da notícia: David Martins acredita que “todos somos importantes para o nosso doente”

Realçando a importância das carreiras médicas no estímulo ao desenvolvimento e adesão ao Sistema Nacional de Saúde, relativamente às quais David Martins considera essencial que sejam ponderadas e implementadas efetivamente e sem atrasos, o médico declara os seus pensamentos numa longa conversa com a OftalPro.

OftalPro: É fundamental haver uma cooperação conjunta entre todos os intervenientes da oftalmologia, entre médicos, técnicos de ortóptica, enfermeiros e farmacêuticos?

David Martins: O meu ponto de vista relativamente ao trabalho de equipa entre todos os intervenientes na observação, diagnóstico e tratamento dos doentes, qualquer que seja a área de especialidade e em particular na oftalmologia, é já bem conhecido: a cooperação entre os médicos de medicina geral e familiar, os oftalmologistas, os anestesiologistas, os técnicos de ortóptica, os enfermeiros, os farmacêuticos, é fundamental para que o resultado final seja de excelência. Todos temos a ganhar com a partilha de experiências e conhecimentos. Nenhum de nós tem o dom da onisciência, onipresença ou onipotência. Todos somos importantes para o nosso doente. Não gosto do termo utente/cliente.

Conheça a entrevista completa na edição 41 da OftalPro.

7 Maio 2018
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

“As jornadas foram um enorme sucesso”

As XXXIV Jornadas Internacionais de Oftalmologia, organizadas pelo Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Santo António (CHUdSA) e presididas por Pedro Menéres, tiveram lugar no Hotel Sheraton Porto, entre os dias 26 e 27 de maio de 2023. Este ano, o tema do evento foi cirurgia refrativa e de catarata, “áreas em que Portugal e o Hospital de Santo António são muito fortes”, revela Pedro Menéres à OftalPro.  

Ler mais 21 Setembro 2023
Entrevistas

“A necessidade é a mãe da inovação”

Gabriel Morgado é um eterno “irrequieto”. Trabalha incansavelmente em prol da evolução da oftalmologia e procura constantemente as melhores soluções para ajudar os seus pacientes. Marcámos encontro no Instituto CUF, no Porto, para conhecermos a fundo a história deste médico oftalmologista de 42 anos.

Ler mais 18 Setembro 2023
Entrevistas