David Martins acredita que “todos somos importantes para o nosso doente”
Realçando a importância das carreiras médicas no estímulo ao desenvolvimento e adesão ao Sistema Nacional de Saúde, relativamente às quais David Martins considera essencial que sejam ponderadas e implementadas efetivamente e sem atrasos, o médico declara os seus pensamentos numa longa conversa com a OftalPro.
OftalPro: É fundamental haver uma cooperação conjunta entre todos os intervenientes da oftalmologia, entre médicos, técnicos de ortóptica, enfermeiros e farmacêuticos?
David Martins: O meu ponto de vista relativamente ao trabalho de equipa entre todos os intervenientes na observação, diagnóstico e tratamento dos doentes, qualquer que seja a área de especialidade e em particular na oftalmologia, é já bem conhecido: a cooperação entre os médicos de medicina geral e familiar, os oftalmologistas, os anestesiologistas, os técnicos de ortóptica, os enfermeiros, os farmacêuticos, é fundamental para que o resultado final seja de excelência. Todos temos a ganhar com a partilha de experiências e conhecimentos. Nenhum de nós tem o dom da onisciência, onipresença ou onipotência. Todos somos importantes para o nosso doente. Não gosto do termo utente/cliente.
Conheça a entrevista completa na edição 41 da OftalPro.
7 Maio 2018
Entrevistas