Crianças que usam ecrãs táteis mostram diferenças de atenção

Imagem da notícia: Crianças que usam ecrãs táteis mostram diferenças de atenção

As crianças que usam frequentemente ecrãs sensíveis ao toque podem ter vantagem sobre as que não são expostas a estas tecnologias diariamente, isto quando se trata de aptidões na descoberta visual, diz um artigo publicado no portal Neuroscience News.

A equipa de investigação, co-liderada por Rachael Bedford, do Departamento de Psicologia da University of Bath, afirma que estas descobertas são importantes para o crescente debate à volta do impacto da exposição diária a ecrãs no desenvolvimento das crianças.

O investigador líder, Tim Smith, do Centro de Desenvolvimento Cerebral e Cognitivo de Birkbeck, diz: “O uso de smartphones e tablets por bebés e crianças tem aumentado rapidamente nos últimos anos. Os primeiros anos de vida são essenciais para que as crianças desenvolvam a capacidade de focalizar a sua atenção em informações relevantes e ignorar a distração, habilidades iniciais que são conhecidas por serem importantes para o desempenho académico posterior. Tem havido uma preocupação crescente de que o uso de ecrãs táteis por crianças possa impactar negativamente o desenvolvimento da sua atenção, mas esse medo não se baseia em evidências empíricas”.

Para fornecer tais evidências, o Projeto TABLET do professor Smith, no Centro de Desenvolvimento Cerebral e Cognitivo de Birkbeck, recrutou bebés de 12 meses que tinham diferentes níveis de uso de ecrãs táteis. Conheça os resultados aqui.

31 Agosto 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 21 Janeiro 2021
Oftalmologia

Já conhece a nova equipa da SPO Jovem?

Fique a conhecer os rostos da nova equipa da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) Jovem. "Aceitamos com motivação o desafio de continuar a relação de proximidade, criada nos anos anteriores, entre internos, jovens especialistas e todos os oftalmologistas portugueses", afirmam.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Oftalmologia