Ana Rita Laiginhas partilha dicas sobre como ser médica-investigadora

Imagem da notícia: Ana Rita Laiginhas partilha dicas sobre como ser médica-investigadora

Residente em Miami, Estados Unidos da América (EUA), Ana Rita Laiginhas é membro do Comité da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO) Member-in-Training (MIT).

Nesta rubrica da publicação online da Academia Americana de Oftalmologia, Rita Laiginhas revela que ao “iniciar a sua carreira, a ideia de lidar com a investigação, as responsabilidades clínicas e a sua vida pessoal” parecem “perto do impossível”.

A investigadora confidencia que ser uma médica-cientista é a “definição perfeita de uma relação antiética: como médica, quero aplicar competências clínicas estabelecidas; como investigadora, quero perturbar a prática clínica melhorando os tratamentos existentes e descobrindo novas terapias”, deixando no ar a questão: Então, como se alcança o sucesso nestes mundos opostos?

Para se tornar um médico-investigador de sucesso, a investigadora portuguesa considera ser necessário que se “escolha algo que apaixone”, de “encontrar um grande mentor”, “ser curioso e resiliente” e “juntar-se a uma associação ou comité que apoia investigadores que iniciam as suas carreiras”.

Rita Laiginhas admite que a ARVO foi “uma grande força motriz”, já que ofereceu “várias oportunidades educacionais sobre doenças relacionadas com os olhos, investigação clínica, revisões de literatura, ética, e escrita de subsídios”, sem esquecer o contributo dos seus dois mentores, entre eles, o também português Manuel Falcão Reis pela inspiração e pela coragem que serviram de impulso a tornar-se médica-investigadora.

Bolseira de investigação na clínica de retina na Universidade de Miami/Bascom Palmer Eye Institute, Miami, Ana Rita Laiginhas é também residente sénior portuguesa de oftalmologia e doutoranda em investigação clínica e serviços de saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

5 Maio 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Conselhos para proteger os olhos das crianças

A Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende fez uma publicação no seu site para aconselhar os pais sobre os cuidados a ter na proteção dos olhos das crianças com o sol. Com a chegada do verão as preocupações dos pais com o sol e os cuidados a ter na hora de proteger as crianças são […]

Ler mais 29 Junho 2022
AtualidadeCuriosidadeOftalmologia

Mafalda Pimpão em entrevista

O Laboratório Edol completa 70 anos e mantém a ambição de continuar a crescer. Por esse motivo a empresa prevê inaugurar, ainda este ano, a sua nova unidade fabril em Carnaxide e abraçar novos mercados. Em entrevista à OftalPro, a diretora de marketing e vendas do Edol, Mafalda Pimpão, refere que a ambição com a nova unidade fabril “é abraçar novos mercados, principalmente o europeu” e “continuar a ser uma referência no setor”.

Ler mais 28 Junho 2022
EntrevistasOftalmologia

SPO de Verão decorre em julho

O Congresso SPO de Verão (Reunião de todos os Grupos) está agendado para 1 e 2 de julho de 2022, no Troia Design Hotel, em Troia. Ana Magriço, secretária geral da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), concedeu à OftalPro uma antevisão do evento que “será uma oportunidade para aprender mais com o objetivo de tratar cada vez melhor os doentes”.

Ler mais 27 Junho 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia