“Esta nova lente intraocular promete uma melhoria”

Imagem da notícia: “Esta nova lente intraocular promete uma melhoria”

Miguel Faria Ribeiro, professor da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho), desenhou uma lente intraocular, da multinacional Johnson & Johnson MedTech, que melhora a visão após cirurgia às cataratas. Em entrevista, o professor explica que a lente foi projetada para proporcionar uma acuidade visual ininterrupta desde o longe até cerca de 50cm após cirurgia do cristalino, normalmente para remoção de uma catarata.

A criação de um produto visa, teoricamente, responder a uma necessidade particular. A que pergunta de partida respondeu este estudo?

Este projeto de I+D teve por objetivo desenhar uma lente intraocular para a categoria EDOF (Extended Depth-of-Focus), que permitisse obter uma boa acuidade visual até cerca de 50cm, com uma incidência de fenómenos fóticos noturnos marginalmente acima de uma lente monofocal, boa tolerância a erros refrativos residuais e o máximo nível de contraste fisicamente possível para um dispositivo oftálmico de imagem simultânea.

Em que se destaca esta lente sobre as demais do mercado?

Esta nova lente intraocular promete uma melhoria face às existentes no que diz respeito à qualidade visual final percebida pelos pacientes, ao baixo nível de fenómenos visuais noturnos reportados – tais como halos à volta de fontes luminosas e deslumbramento, típicos das lentes intraoculares bifocais e trifocais – e à boa tolerância a pequenos erros refrativos residuais, comuns após cirurgia do cristalino.

A lente está a obter muito bons resultados. Os pacientes conseguem atingir uma boa acuidade visual ao longe e intermédia, com uma grande parte destes a não necessitarem de usar óculos até para algumas tarefas de visão ao perto, como ler o jornal.

Leia a entrevista completa na próxima edição da revista OftalPro.

27 Junho 2024
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

Porto recebe 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Porto Pálacio Hotel, na cidade Invicta, recebe o 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo. A OftalPro conversou com Jorge Breda, do comité científico do encontro, que fez uma antevisão do evento e deixou o convite à participação dos oftalmologistas.

Ler mais 17 Julho 2024
EntrevistasEventos e Formação

“O objetivo primordial é manter o foco no doente”

Da formação médica à especialização, Tiago Martins Silva aborda o momento mais difícil na sua prática profissional, caracterizando ainda a oftalmologia em Portugal, com o SNS e os seus desafios, as metas pessoais e o que de melhor e pior retira de quase 20 anos de prática clínica.

Ler mais 8 Julho 2024
Entrevistas