Estudo demonstra ligação entre dois sistemas de memória

Imagem da notícia: Estudo demonstra ligação entre dois sistemas de memória

Os resultados de uma tese de doutoramento desenvolvida no Centro de Investigação e Intervenção Social do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, demonstram a interdependência de dois sistemas de memória habitualmente considerados independentes.

“Existem diversos sistemas de memória, entre os quais se destacam a memória semântica, dedicada a representações mais abstratas e genéricas, de factos e conceitos (por exemplo, saber o que é uma cadeira); e a memória episódica, responsável por representações contextuais e vívidas (por exemplo, saber onde almoçámos ontem)”, explica a investigadora Cristiane Souza, do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) e autora deste trabalho. 

Estes dois tipos de memória têm sido considerados e estudados como independentes, mas recentemente tem havido interesse em perceber a sua interdependência, o que motivou o trabalho de Cristiane.

Este trabalho resultou num total de sete artigos científicos, a maior parte dos quais já publicados em revistas científicas. A estratégia adotada ao longo da investigação consistiu em apresentar imagens de objetos, pessoas ou lugares, avaliando a precisão da memória dos participantes e, em alguns casos, quão vívidas eram essas memórias. 

Numa primeira linha de investigação, avaliou-se a influência de representações semânticas nas memórias episódicas. Os participantes viam imagens de diferentes categorias (por exemplo, “mamíferos”) com itens típicos (cão) e atípicos (golfinho), e respondiam em relação ao conhecimento semântico prévio (exemplo: “Isto é um mamífero?”), ou com foco na perceção visual, independente de conhecimento prévio (“Quão complexo é o objeto?”). Após um curto intervalo, a memória dos participantes para as imagens apresentadas anteriormente era testada.

Os itens típicos geraram memórias mais genéricas. Contudo, os itens atípicos conduziram a uma melhor memória, sobretudo na condição de aprendizagem categorial. Ou seja, a informação da atipicidade do item, porque não se encaixa totalmente nas memórias esquemáticas e abstratas já armazenadas, solicita também o envolvimento do sistema episódico e é por isso benéfica. A investigadora explica que, “de uma forma geral, os resultados desta investigação demonstram que a interação entre os dois tipos de memória parece ser dependente do tipo de informação a ser processada e dos sistemas de memória requeridos”.

Saiba mais na próxima edição da OftalPro.

Imagem de Robina Weermeijer, Unsplash

31 Maio 2023
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Os desafios dos CEO’s para 2024

A consultora americana McKinsey & Company consolidou as opiniões que surgiram das conversas com centenas de CEO’s e agregaram um conjunto de dados sobre como as empresas podem fazer melhor para a sociedade, as comunidades e os funcionários.

Ler mais 1 Março 2024
Estudos e Investigação