Sem arte “não me imagino a viver”

Imagem da notícia: Sem arte “não me imagino a viver”

Olga Berens retrata a fusão da pintura com a oftalmologia. Após ter sido premiada pelo Concurso Internacional de Pintura Miradas 2018 com a sua obra “Smilling Eyes” pincelamos aqui algumas palavras da artista que não se imagina a viver sem arte nem a não ser médica.

OftalPro: “Não percebo mais as cores com a mesma intensidade nem pinto a luz com a mesma precisão” – descreveu Claude Monet perante os sintomas da catarata nuclear que o acometeu a partir de 1908. O que dizem as suas pinturas?

Olga Berens: As minhas pinturas espelham alguns dos projetos que vou construindo e pintando à volta de ideias e de pessoas. As figurativas são trabalhadas em torno de pessoas com significado porque, de um ou outro modo, tocaram a minha vida. Na vertente abstrata estou a trabalhar a importância da Terra como planeta e vários compromissos que não tomamos para a sua preservação. “Bind The Earth” é nome dessa série de pinturas e que serão objeto duma próxima exposição. A colagem e costura de objetos nas telas dão-lhe uma tridimensionalidade que considero indispensável.

Permita-se conhecer a entrevista completa na mais recente edição da OftalPro, número 43. Subscreva a sua assinatura em papel ou digital aqui.

13 Dezembro 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas